terça-feira, 9 de outubro de 2012

Resenha: As Aventuras de Sherlock Holmes: Vol. 1, de Arthur Conan Doyle


Título: As Aventuras de Sherlock Holmes - Vol. 1

Autor: Arthur Conan Doyle

Editora: Jorge Zahar

Número de Páginas: 484

Ano: 2010

ISBN: 9788537802809

Edição Definitiva, Comentada e Ilustrada.
Com notas de Leslie S. Klinger e introdução de John Le Carré.



"Você tem nas mãos a solução definitiva para as histórias reunidas de Sherlock Holmes."
John Le Carré

"Esta edição comentada e ilustrada é indispensável, divertida e educativa. São livros perfeitos como introdução para os novatos no mundo de Holmes e Watson, e serão igualmente aproveitados e devorados por aqueles já iniciados."
Neil Gaiman, premiado autor da série de HQ Sandman.



  Primeiro livro de uma série de 9 volumes (com 56 contos e 4 romances), As Aventuras de Sherlock Holmes é envolvente e viciante, com 12 contos narrados, como sempre, pelo Dr. Watson. 
  Até a página 68, o livro é dedicado ao Prefácio, Introdução de John Le Carré e O Mundo de Sherlock Holmes, onde você conhece tudo sobre o famoso detetive, desde a biografia de Arthur C. D. até A Vida Registrada de Sherlock Holmes. Mas eu não li essas primeiras 68 páginas pois, como o próprio Leslie S. Klinger disse no Prefácio: "Para os que entraram em contato com ele [Sherlock Holmes] pela primeira vez, meu conselho é que mergulhe diretamente nas histórias, saltando a introdução". E foi exatamente o que eu fiz. Mas não se assustem pois assim que terminar de ler a coleção voltarei para saber mais sobre Mr. Holmes e Dr. Watson. Devo dizer que a cada caso eu fiquei mais convencida de que esses dois amigos são muito mais que ficção e que realmente andaram solucionando casos pelas ruas de Londres.
  Dr. Watson narra os contos sempre se referindo a Holmes com muita admiração, respeito e carinho, como dois grandes irmãos. 
  Nesse primeiro volume da série, como foi meu primeiro contato com os métodos de Holmes (em livros, pois eu já havia visto os dois filmes mais recentes de Holmes com os atores Robert Downey Jr. e Jude Law) fiquei encabulada com as forma em que Holmes fazia suas deduções, e como no fim a gente descobre que são detalhes tão simples, mas que só Holmes percebe. Na verdade essa também é a reação de Watson no final de cada caso.  
  São muitos casos, portanto não dá para contar a resenha de cada um. Mas o mais legal nesse livro, além das ilustrações, são as notas. Em algumas frases encontra-se um número¹.
1- No fim de cada caso tem uma lista com todos os números para você procurar o que significa na frase. 
  Ás vezes pode ser uma curiosidade sobre a época, sobre alguma data, o significado de algum termo (como uma marca de charuto, por exemplo) ou sobre a própria história de Holmes, como por exemplo, em um dos casos Holmes diz: "[...] seu filho, que se conduziu como eu ficaria orgulhoso de ver meu próprio filho se conduzir³"*
  Na nota ³*, diz: "É quase certo que Holmes estava falando hipoteticamente de 'seu próprio filho', mas muitos conjecturam sobre os filhos ilegítimos que ele teria. [...]" E na nota encontra-se ainda alguns nomes dos numerosos supostos filhos de Holmes (e de mães tão diversas).
  São tantas curiosidades que, quanto mais a gente lê, mais a gente quer saber sobre tudo.

  É sem dúvida um livro incrível, a escrita de Sir Arthur é perfeita e você fica conectado com a narração de Watson de uma maneira tão intensa que vai sempre querer que ele fale mais. Mais sobre os casos e mais sobre sua relação tão forte e afetiva dele com Holmes. Você vai se divertir com as ironias de Holmes. Eu estou lendo o segundo volume da série da qual falarei mais em sua própria resenha, mas já vou adiantar que fala muito sobre o início da carreira de Holmes.


Nota:


*No livro o número da nota é 17, e não 3.
Ilustrações originais do livro.

Um comentário:

  1. Adoro histórias que têm como personagem o senhor Holmes. É sempre intrigante como ele desvenda mistérios e a gama de tramas criadas para um mesmo personagem. Seria um sonho se Agatha Christie criasse um conto para ele, não acha?

    E essas notas de rodapé, que maravilha, hein? Pelo jeito colaboraram para as descobertas da própria vida de Sherlock.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir