terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resenha: A Seleção, de Kiera Cass

Título: A Seleção

Autor: Kiera Cass

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 368

Ano: 2012

ISBN: 9788565765015



"Trinta e cinco garotas e uma única coroa"


- E você, pelo que luta?
- Na verdade, estou aqui por engano.
- Engano?
- É, mais ou menos. Bem, é uma longa história… Estou aqui. E não estou lutando. Meu plano é aproveitar a comida até você me chutar.
Ele riu tanto que se inclinou para trás e deu um tapa no joelho. Uma mistura bizarra de rigidez e calma.




   Depois da Quarta Guerra Mundial, os Estados Unidos (agora conhecido como Illéa) é um país dividido em oito castas (sendo a primeira da Elite e Família Real e a última, dos mais pobres). America Singer, uma bela garota ruiva, é da casta cinco - a casta dos artistas - e namora (em segredo) com Aspen, da casta seis.
   É anunciado que a Família Real fará mais uma edição da "Seleção" (por onde o atual rei conheceu e se casou com a rainha, e por onde o príncipe, futuro rei, conhecerá e se casará com uma das selecionadas). Todas as garotas que tiverem entre 16 e 20 anos poderá se inscrever e apenas 35 serão selecionadas. Influenciada pela sua família e até mesmo por seu namorado, America se inscreve no Reality Show. As famílias das 35 selecionadas receberá um "sustento" (dinheiro) enquanto elas estiverem no castelo, as finalistas (e suas famílias) passará da sua casta atual para a casta 1 (a Elite), a vencedora se casará com o príncipe Maxon se tornando a princesa (e futura rainha). Isso sem dúvida mudaria para sempre a vida de sua família caso America for selecionada, mas ela não tem esperança que isso aconteça.

Minha mãe gritou na minha orelha. May deu um pulo, espalhando pipoca para todo lado. Gerad também se empolgou e começou a dançar. Meu pai… é difícil dizer, mas acho que ele escondia um sorriso por trás do livro. Perdi a expressão no rosto de Maxon.
O telefone tocou. E não parou mais de tocar por dias.

   Tudo que America não queria aconteceu: ela foi selecionada. E para piorar a situação Aspen terminou seu namoro com ela. A única coisa que ela podia fazer agora era seguir em frente. Teria um grande desafio a partir de agora pois teria que conviver em um palácio, com garotas de outras castas, vestindo roupas formais, aprendendo etiqueta e acima de tudo sendo gravada para mostrar no Reality e dando entrevistas.
   Ela fez uma grande amiga já no primeiro dia. E também no primeiro dia conheceu o príncipe e descobriu que ele era o extremo oposto de tudo que ela havia imaginado. Era bondoso, educado, nem um pouco esnobe e muito bonito e charmoso. America e Maxon fizeram uma aliança. Ela prometendo dar informações sobre as outras candidatas e ele prometendo mantê-la lá enquanto puder, para que sua família não passe fome (já que um dos membros que ajudava com a renda não estava lá).
   E como diz na sinopse do livro: America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Simplesmente amei o livro. AMEI. É muito divertido e viciante. A narrativa é perfeita (em primeira pessoa) e não cansa em nenhum momento. Cada capítulo que passa a gente fica mais ansioso para saber o que acontece no próximo. Recomendo para qualquer pessoa do mundo! É uma trilogia. Veja a capa do próximo livro (que será lançado em abril de 2013 no Brasil):


Nota:

Para os que já leram: Comentem se vocês são Team Maxon ou Team Aspen :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário